Os Países com os maiores índices de alfabetização e investimentos na educação, coincidentemente são os mais ricos e desenvolvidos. Não se trata de mera coincidência, e sim da mais pura verdade e da forma mais eficaz da evolução de uma nação.
Através da educação um País forma os seus cidadãos e ganha em conhecimento, tecnologia e cidadania. Elementos básicos para que um povo seja grande em território e desenvolvimento. Só através dela, os povos crescem e a sua população ganha em qualidade de vida.
Um povo educado, sabe escolher melhor os seus representantes e exige mais de seus governantes. Quanto mais educado uma nação, menores são os problemas sociais e criminais. Fazer com que o povo saiba dos seus direitos e deveres, são as raízes das mudanças.
A instrução é o elemento básico para a formação do cidadão, O homem educado é preparado para os relacionamentos sociais e comerciais. O indivíduo se baseia na sua particularidade e na coletividade do respeito ao próximo.
Os tigres asiáticos, como são chamado os países emergentes como Coreia, Singapura, Malásia, Taiwan e outros, descobriram que pelo conhecimento podem crescer e entrar no mercado tão competitivo como o de hoje. O número de patentes registradas representam esse salto de qualidade.
Até mesmo em Países sem democracia como china e Coreia do norte, os seus governantes enxergaram que o crescimento passa pela educação. Através dela a sua população alcança a plenitude que só é benéfica se atingir a todos.
O direito a boas escolas e professores, estão garantidos na nossa constituição. Basta então os nossos políticos perderem o medo de um povo educado e preparado para votar. Aí quem sabe a cara do nosso País começa a mudar e o povo comece a questionar os seu direitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário