Todos os dias nos Telejornais, a população Brasileira acompanha o aumento das apreensões de drogas e da violência relacionada com o narcotráfico. Os jovens são as principais vítimas dessa guerra, pois nessa fase além de não terem medo, a droga os seduz.
Na adolescencia três fatores levam o indivíduo ao mundo das drogas, a coragem, companhia e os colegas. Ao mesmo tempo as consequências começam com a mesma letra, cadeia, clínica e cemitério. Nessa fase o jovem acha que nada vai lhe acontecer de ruim.
Nesse período as amizades tendem a substituir a família, dessa forma os colegas de escola e os amigos exercem uma grande influência na vida desses jovens que começam a despertar para as coisas novas e proibidas.
O resultado do uso contínuo de drogas, inevitavelmente os levam ao vício e posteriormente a clinícas de recuperação e em muitos casos à cadeia por ser crime e ao cemitério causado pela overdose ou pela associação com bandidos
Antigamente a preocupação era com a cocaína e com a maconha, agora inventaram um subproduto da coca, denominado crack. Essa nova droga, vicia o usuário na segunda vez de seu uso. O poder da dependência que o carck exerce é enorme.
Aliado a oferta e ao preço, o crack é encontrado em todas as esquinas do nosso País. sendo assim a droga chega nas escolas,clubes e festas. Trata-se de uma droga barata e de um poder altamente viciante, dessa forma torna-se mais um grande problema social a ser combatido.
Em média uma pedra de crack custa cinco reais, ela proporciona ao usuário uma sensação de euforia e bem estar, mas o efeito é muito rápido fazendo com que uma nova dose tenha que ser administrada. Nesse ciclo o sujeito passa o dia inteiro fumando a pedra e não se preocupa com o mundo ao seu redor.
Cabe a todos nós o combate nessa guerra, pois o problema afeta de maneira geral a toda sociedade. São centenas de vidas que se esfacelam de forma dura e cruel, e ninguém está livre desse mal. Hoje pode ser o seu vizinho e amanhã o seu filho.
Antes que seu filho se torne um viciado em crack, converse com ele, investigue as suas amizades e os locais por ele frequentado. Procure incentivá-lo a estudar e a praticar esportes. Torça para que ele se torne um craque em cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário