Em um passado recente, o Brasil inteiro acompanhou através da mídia, principalmente nos telejornais o escândalo do mensalão. Esquema que consistia na compra de voto dos parlamentares de partidos da base do governo e partidos aliados.
O mensalão, como ficou conhecido nacionalmente era muito simples. O deputado, independente de seu partido político que desejasse votar a favor, de projeto oriundo do executivo o fazia em troca de um pagamento em dinheiro, depositado em conta corrente.
Aproveitando-se dessa prerrogativa constitucional, os parlamentares usam o voto secreto em seu benefício. Dessa forma os eleitores ou líderes de bancada não conseguem fiscalizar a votação, sendo assim não é preciso dar satisfações a ninguém.
O voto secreto dá margem a corrupção, tramóia e negociatas. Eu sou favorável a mudança regimental, que determina que o voto seja aberto, afinal das contas, o eleitor tem o direito de saber em que, no que, e em quem o seu representante está votando.
Por tudo isso e algo mais, o voto dos parlamentares tem que ser transparente. Dessa forma podemos acompanhar a atuação dos nossos representantes tanto no congresso nacional, quanto nas assembleias legislativas e câmaras municipais.
A câmara municipal de vereadores de Alto Araguaia , até que enfim acabou com essa imoralidade. Por unanimidade os vereadores votaram a favor do fim do voto secreto. Começa agora uma nova etapa no legislativo municipal, com transparencia e lisura principalmente na escolha da mesa diretora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário