A coca é POP e não poupa ninguém.. Antes fosse, se eu estivesse me referindo ao refrigerante mais vendido e conhecido do mundo. Eu estou falando da cocaína, prima da heroína que apesar de serem de origens de plantas diferentes, fazem o mesmo mal.
A cocaína e feita da folha de coca, muito cultivada na região Andina nos países da América do Sul. Entre os seu principais produtores estão a Colômbia,Peru,Bolívia e Venezuela. Em alguns deles, a coca é planta natural e muito usada em rituais índigenas e na culinária local.
Com o fenômeno da globalização, a cocaína tomou gosto pelo mundo e vem fazendo a cabeça de gerações e gerações há mais de 40 anos. Esses países descobriram a rentabilidade da produção e comercialização da droga . Não importa as mortes causada pelo seu uso, apenas os lucros.
O departamento de entorpecentes Americano (DEA) estima que a Bolívia produz por ano, 195 toneladas de cocaína e só perde para a Colômbia e o Peru. Esse comércio milionário é um dos mais rentáveis do mundo. Sendo assim eles trabalham a todo vapor.
Na Ásia e Japão, o preço da cocaína chega a custar mais de 200 mil reais o quilo, nos países produtores o preço não alcança 2 mil reais. Esse lucro estratosférico faz com que esses países não se importem com as consequências do uso das drogas.
As FARCs, forças armadas revolucionárias colombianas, são o braço armado do narcotráfico internacional, protegendo os traficantes e intimidando os governos desses Países. Milhares de jovens morrem ao redor do planeta, por causa do uso de drogas e o mundo observa com incredulidade
Só para constar, a heroína mais cara e perigosa que a cocaína, é produzida na Ásia central e vicia milhares de pessoas no globo terrestre. Tão viciante ou mais que a sua prima cocaína, é consumida há vários séculos entre nações Ásiaticas. Ela é extraída da planta papoula, largamente cultivada no Laos e Tailândia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário