O PMDB, o partido de todos os governos e que nunca foi oposição a nenhum deles, mostrou a sua cara ao eleger Michel Temer como vice Presidente na chapa com Dilma Rousseff. O partido cobrou a fatura, atualmente tem seis ministérios no governo lula e quer mais.
A maior bancada do senado, pertence ao PMDB com 19 senadores. Com essa força o partido já almeja a presidência da casa ao indicar o senador Renan Calheiros (AL) para substituir o então Presidente José Sarney (PMDB-MA) .
Talvez o partido não consiga aumentar o número de Ministérios, em virtude dos demais aliados que sem dúvida querem a sua fatia do bolo. Nesse sentido já se articula uma troca de Ministérios, o PMDB estaria disposto a trocar a Agricultura pelo Transportes.
No governo Lula o PMDB comanda os Ministérios de Minas e Energia, Comunicações, Defesa, Integração Nacional, Agricultura e Saúde. E em vários Ministérios indica a maioria dos cargos de segundo escalão. Sem dúvida o PMDB é o partido mais guloso do Governo.
Para o ano de 2011 o Governo estima gastar 17 Bilhões em rodovias federais, em conservação e manutenção e em novos trechos a serem pavimentados. De olho nesse filão, o PMDB articula a nomeação de Blairo Maggi para o Ministério da Agricultura, e pegar de volta o de Transportes.
Segundo os especialistas em fisiologismo, o PMDB vai ser a verdadeira pedra no sapato de Dlma. Apesar de o Governo Lula, ter criado três vezes mais cargo do que FHC, o apetite do PMDB é algo a ser estudado. Cabe agora ao PT, saciar a sede de cargos e comissões que o PMDB anseia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário