O mundo inteiro, ou uma maioria está preocupada com o meio ambiente.. Não dá mais para adiar essa discussão, até que ponto a nossa civilização está correndo o risco de extinção? Vários segmentos da sociedade discutem abertamente essa probabilidade.
As economias globais, se preocupam em como atingir o progresso, de forma sustentável. O consumo mundial, põe em risco as reservas e recursos naturais, em uma velocidade inacreditável. Quais são as perspectivas quando atingirmos uma população de 8 bilhões de pessoas.
Quantos habitantes, o planeta terra pode sustentar. Não há como manter esse crescimento, sem afetar os padrões de produção e consumo. Para que a humanidade possa prosseguir, algumas espécies poderão ser sacrificadas em nome da sobrevivência.
Existe a possibilidade de crescer, sem agredir o meio ambiente ? esse é o grande desafio que o Brasil precisa estar preparado para as novas décadas. É preciso se desenvolver de forma sustentável e com novas tecnologias.
As usinas hidrelétricas, fornecem 74% da energia elétrica consumida em nosso país. Estudos indicam que a exploração na amazônia, estão prestes a torná-la em uma savana. Dois terços dos transportes no nosso país, são feitos por rodovias queimando diesel.
Pequenas atitudes do dia a dia, podem fazer uma grande diferença no final do mês. Substituir sacolas de plástico pelas de papel, reciclar o lixo doméstico, desligar equipamentos eletrônicos das tomadas, parar de jogar óleo na pia e etc.
Sustentabilidade, é a palavra de ordem das novas gerações. A inclusão da disciplina meio ambiente, na grade curricular, seria um grande avanço para a educação ambiental e formação cultural dos nossos jovens. Através da educação e da conscientização, nós vamos garantir o nosso futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário