A República popular da china, maior país da Ásia oriental e mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes e aproximadamente um sétimo da população mundial, vive uma revolução silenciosa prestes a explodir a qualquer momento.
O sistema de governo é o comunismo, uma ditadura de apenas um partido que controla e tem jurisdição sobre 22 províncias, cinco regiões autônomas, quatro municípios e duas regiões administrativas. A sua capital é Pequim berço de uma civilização.
Enquanto os controles sociais e econômicos tem sido muito enfraquecidos, a liberdade política continua sendo altamente restrita. A constituição da república popular da china, afirma que o cidadão chinês tem o direito à liberdade de expressão, imprensa, religião e a um julgamento justo.
Na prática quase não existe liberdade nenhuma ao povo chinês, que vive sob um regime autoritário que perdura há mais de dois séculos. Desde as primeiras dinastias que comandavam o império chinês, que a população chinesa sofre com a falta de liberdade.
Em 1986, a China estabeleceu uma meta a longo prazo para fortalecer a educação básica obrigatória de nove anos, para cada criança. Em 2006 o governo avançou sua meta de educação se comprometendo a fornecer conhecimento gratuito à todas as crianças do país.
Por mais severo que seja o regime chinês, a Internet está quebrando barreiras e o crescimento econômico da china, estão impulsionado reformas antes inimagináveis. Os mais pessimistas, fazem previsões que daqui há 50 anos, teremos uma democracia na China. É aguardar para ver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário