Sem dúvida que Alto Araguaia cresceu muito nos últimos 15 anos, porém junto com o crescimento a violência dobrou de tamanho. O que antes era sinônimo de uma cidade pacata, transformou-se em uma pequena ilha de medo.
Em um passado recente, jamais imaginaríamos que em nossa cidade, iria acontecer assalto à mão armada em plena luz do dia. Essa nova modalidade está deixando a população aterrorizada, é não é para menos pois já foram quatro.
Cabe a polícia militar a segurança ostensiva e preventiva, e a polícia civil a investigativa. Trocando em miúdos, a militar é responsável pelo patrulhamento dia e noite de nossa comunidade, e a civil é responsável pela investigação e elucidação dos crimes.
É responsabilidade da polícia fiscalizar, abordar, questionar, revistar e investigar a vida dos moradores. Recentemente com a chegada da ferrovia, nós recebemos uma leva de trabalhadores para suprir a demanda de mão de obra pesada no terminal.
Essa nova população é oriunda de Estados da região norte, principalmente do Maranhão terra natal do meu avô. A cidade chamada codó no Maranhão exporta essa mão de obra, daí originou-se a expressão codé, que faz referência a esses trabalhadores.
Entre esses brasileiros que se encantaram com o nosso verde e com as nossa águas, vieram também alguns meliantes, que se aproveitam das nossa fragilidades e da falta de planejamento por parte das nossas autoridades para se deleitarem a vontade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário