Já faz tempo, que venho refletindo sobre grupos sociais, apesar da maioria da população viver em áreas urbanizadas e em cidades, dá-se a impressão que vivemos em tribos. Na escola, ambiente de trabalho e em outros lugares, somos uma só.
A definição básica de tribo, refere-se a um grupo social, que vive em uma comunidade com os mesmos hábitos e costumes. Em tribos, geralmente existe um líder que comanda os demais, e ditas as regras e comportamento para ser seguido.
Vivemos sob convenções, ou seja, trabalhamos durante a semana e descansamos no final de semana, tomamos café de manhã, almoçamos no meio do dia, lanchamos à tarde e jantamos ao anoitecer. Dormimos à noite e trabalhamos durante o dia.
Existe a tribo dos Católicos que acreditam em santos, a dos Evangélicos em Jesus, os Espíritas na reencarnação, os Budistas na vida eterna, os Muçulmanos no paraíso e os Ateus não acreditam em nenhuma das tribo citadas.
Temos tribos de : amantes do futebol, som automotivo, rodeios, rock pesado, literatura, skatistas, surfistas, cachaceiros, amantes da natureza, dos animais, nudismo, carros antigos, motoqueiros, dançarinos, maconheiros e muitas outras tribos.
Cada tribo, tem as suas preferências e regras, que mesmo não gostando e compreendendo, somos obrigado a aceitar. Cada grupo, desde que não interfira nos outros, e não queiram nos obrigar a segui-los tem que ser respeitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário