Aqui na região do Alto Araguaia, várias pessoas possuem propriedades nas margens do rio Araguaia, com a finalidade de passar os finais de semana pescando. São chamado de ranchos, pequenas construções de alvenaria ou de palha.
Eu, por diversas vezes, tive a oportunidade de passar alguns dias, à bordo de barco pescando no rio Araguaia e Garças. Trata-se de um bom programa para fugir do dia a dia, em companhia de amigos, para apenas assar carne e tomar cerveja.
Pesca eventual ou esportiva, desde que obedeça a legislação ambiental, em relação ao tamanho e número de exemplares, não faz mal algum a natureza. Para os amantes da pesca, puxar um "peixão" não tem prazer igual, só fazendo.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), definiu o calendário do período de defeso da piracema. Do dia 1º de novembro a 28 de fevereiro de 2014, fica proibido a pesca nas bacias do Araguaia, Paraguai e Amazonas.
Essa proibição é necessária, para que as populações de peixes, possam subir os rios até as suas cabeceiras, para a desova. É preciso respeitar o período de reprodução, pois só assim teremos abundância de peixes em nossa mesa..
Mesmo a modalidade pesque e solte, também está proibida nesse período. Vamos respeitar a natureza, dessa forma contribuímos para que as futura gerações, possam desfrutar desse lazer. Contribua denunciando a pesca ilegal pelo 0800 65 3838.
Nenhum comentário:
Postar um comentário