O Papa Francisco em sua primeira viagem internacional, veio ao Brasil participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento organizado pela Igreja católica que reúne milhares de jovens de vários países do mundo para celebrar a fé.
A Jornada foi criada em 1984 pelo Papa João Paulo II, a primeira foi realizada em Roma em 1986 e aqui no Brasil a Igreja Católica realiza a 13ª edição. Esse evento é realizado a cada dois ou três anos, e o Papa é quem escolhe a cidade sede.
Em média a Jornada reúne 500 mil pessoas, aqui no Brasil a estimativa é de um público de 3 milhões de peregrinos. A cidade do Rio de janeiro onde está sendo realizado o evento, parece que não estava preparada para receber tantos turistas.
Por ser realizada na América Latina e pelo Papa ser Sul Americano, jovens da Argentina, Colômbia, Paraguai, Chile, Bolívia e outras nacionalidades vizinhas lotaram a capital Fluminense. Albergues, pousadas e pequenos hotéis estão lotados.
O ponto máximo da Jornada, será a missa com a presença do Papa Francisco e da cruz peregrina nas areias de Copacabana na manhã de domingo 28 de julho. Por causa das chuvas, a maioria das atrações foram transferidas para o centro do Rio.
As estações do metrô e linhas de ônibus, não suportaram a quantidade de pessoas. A reclamação foi generalizada pelos fiéis, que apesar da alegria de ver o Papa reclamaram como bons cristãos. A falta de informação foi a maior queixa das pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário