terça-feira, 27 de novembro de 2012

Oh, Glória !

      Eu comecei assistir novelas muito cedo, por volta do ano de 1976 com apenas oito anos. Naquela época a TV tinha acabado de chegar em nossa cidade, ainda era preto e branco. Dava para contar no dedo, a quantidade de aparelhos nas casas.
      A minha estréia não poderia ser melhor, a novela era Saramandaia de Dias Gomes dirigida por Walter Avancini. O diferencial para hoje, eram os personagens exóticos como João Gibão interpretado pelo ator Juca de Oliveira, que tinha asas e no último capítulo voou.
     O diretor através dos seus personagens, driblava a censura e abordava temas sociais, políticos e culturais. Quem teve a oportunidade de acompanhar o folhetim das 22 horas, jamais vai se esquecer do Coronel Zico Rosado que soltava formiga pelo nariz.
     As vezes eu me pergunto, como eu me lembro dessa novela se eu tinha apenas oito anos. Impossível esquecer, primeiro pela novidade da televisão e segundo pelos personagens nada convencionais. Uma mulher explode de tão gorda, o outro virava Lobisomem.
     A trilha sonora era de fazer inveja, Luiz Gonzaga, Geraldo Azevedo, Ney Matogrosso, Alceu Valença, Fafá de Belém e Gilberto Gil. O Cantor Ednardo ficou famoso, pela música Pavão Misterioso que até hoje é lembrada e cantada.
    Hoje quando assisto Salve Jorge, da autora Glória Perez, de sucessos como O Clone, Caminho da Índias e América, fico triste apesar dos temas sempre relevantes de pano de fundo. Os atores quase sempre são os mesmos e não conseguem nos fazer lembrar daqui dois anos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário