segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Programa de índio

      Ultimamente tem se discutido muito em nosso País, sobre o tamanho e a necessidade cada vez mais de reservas indígenas. Quando o Brasil foi descoberto supostamente pelos portugueses em 1500, havia uma população de 6 milhões de índios.
      Segundo cálculos da FUNAI (Fundação nacional do índio) hoje não passam de 300 mil, incluindo os que moram em cidades. No período da descoberta, eram mais de1.300 línguas faladas pelos indígenas, hoje são pouco mais de 170.
      O número de índios no Brasil e na  Amazônia, vem crescendo mais que a média nacional, a taxa de crescimento é de 3,5% contra 1,3% da nacional. Essa superação é devida as condições que os índios vivem hoje, após quase a extinção na década de 1970.
      A maioria das tribos, vivem dos recursos naturais que as reservas lhes proporcionam. A caça, pesca, plantação e coletas são a forma principal de sobrevivência. Existe uma divisão de tarefas, que pode ser pelo sexo, idade ou importância dentro da tribo.
     Cabe as mulheres cuidarem dos filhos, casa e da roça. Os homens são responsáveis pela defesa, coleta e da caça. A terra pertence a todos, e cada um tira o seu sustento individual ou coletivo. O pajé uma espécie de curandeiro espiritual, fica com a sombra e água fresca.
     De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, encomendada pela CNA (Confederação Nacional da agricultura e Pecuária) as principais queixas dos índios são : Saúde 30%, Emprego 16%, Saneamento 16%, Alimentação 12% e Educação 10%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário