sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Preconceito masculino

       O sexo masculino tem ao longo da história, demonstrado ser bastante preconceituoso em relação à cuidados médicos quando se refere a eles. O homem não gosta de ir ao médico, protela sempre que possível e no máximo que puder.
       O câncer de próstata, é um dos maiores tabus que os homens enfrentam na vida moderna. 40% dos homens acima do 50 anos, tem a sua próstata aumentada e com isso, comprime a uretra provocando ardência e dificuldades de urinar.
       São três as principais doenças de próstata, na adolescência a uretrite, na fase adulta a prostatite e nos idosos, o tumor benigno ou maligno. O toque retal, é o método mais antigo, barato e o mais usado para detectar o câncer da próstata.
       Há vários tipos de exames, que podem detectar o tumor. Além do mais conhecido o toque retal,o exame de urina e do sangue, podem indicar alguma alteração. Conforme o resultado desses exames, o paciente pode partir para outros mais específicos.
      Hoje a medicina está muito avançada, e é muito difícil, que um homem morra decorrente desse mal. Através da ultra-sonografia e da ultra-sonografia trans-retal, e da dosagem do antígeno prostático específico o (PSA) a cura é de 90%.
      Eu aos 43 anos, em um exame de rotina para averiguar um cálculo renal, fui submetido ao exame do toque sem a minha autorização e ou consentimento, porém ao final me senti aliviado ao saber que este tabu foi quebrado e nada foi constatado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário