Liderança é a habilidade de influenciar pessoas, para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados, como sendo para o bem comum. Essa definição faz parte de um trecho do livro o monge e o executivo de James C. Hunter.
Essa semana, eu fiz a segunda cirurgia consecutiva no hospital municipal deputado Cacildo Hugueney. Como estou de licença médica por trinta dias, recebi esse livro de um colega de trabalho para ajudar a passar o tempo em que vou ficar em casa.
O hospital municipal tem 102 servidores, entre concursados, prestadores de serviço e DAS. Liderar 12 segmentos nas mais diversas áreas como lavanderia, cozinha, limpeza, laboratório, administração, recepção, portaria, raio x, motoristas, técnicos, enfermeiros e médicos não é fácil.
O poder é a faculdade de forçar ou coagir, alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força. Mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. O que mais acontece em repartição pública ou mesmo em empresas privadas.
Ao assumir o cargo de superintendente do municipal, fiz uma reflexão de todos os cargos que já havia ocupado como chefe. Fui gerente da Aurora FM, chefe da 7ª CIRETRAN, diretor regional do meio ambiente da SEMA e controlador geral do HM.
Cheguei a conclusão que autoridade, é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade, o que você quer por causa de sua influência pessoal. Liderar é servir, dar exemplo e saber ouvir e respeitar as individualidades de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário