O casal Lampião e Maria bonita, formaram a dupla mais famosa do crime Brasileiro. O capitão Virgulino Ferreira da Silva e Maria gomes de Oliveira, Aterrorizaram o sertão Nordestino na década de 1930. Bandidos ou heróis, cabe aos historiadores definirem.
Durante 19 anos o casal e mais 50 Homens e Mulheres, formaram o bando mais conhecido e famoso que o Brasil já teve notícia. Os cangaceiros como eram conhecido, percorriam os estados Nordestino assaltando e assustando a população por onde passavam.
No dia 27 de Julho de 1938, o bando foi acordado por volta das 5:15 da manhã na fazenda Angicos no sertão de Sergipe, por mais de 100 Homens da volante, que fortemente armados com metralhadoras portatéis abriram fogo contra o bando.
Lampião e seu bando, foram pegos de surpresa em um local considerado secreto e de extrema segurança. Lampião foi um dos primeiros a morrer, vendo seu líder cair, vários cangaceiros fugiram correndo. Lampião, Maria Bonita, Quinta-feira e Mergulhão, tiveram as suas cabeças decepadas e exibidas em público.
Quando se achava que cangaceiros era coisa do passado, eis que surge essa modalidade no interior do País. Bandos fortemente armados, tem assaltado agências bancárias no interior do País.Em média são grupos de 15 Homens.
Só aqui em Mato Grosso, mais de 10 agências já foram vítimas desses novos cangaceiros. A diferença básica, é que agora existem mecanismo de investigação, prevenção e uma estrutura física policial para inibir e prender esses bandidos. Infelizmente o placar está favorável aos cangaceiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário