O Brasil tem uma relação de amor e ódio com os países vizinhos. Essa relação de vizinhança nunca foi fácil de administrar em nossa cidade, imaginem entre nações. Ser um bom vizinho, é saber ceder e endurecer na hora certa. Mas quando saber a hora ?
O Paraguai produz e exporta maconha para o Brasil, e nós os maconheiros usamos e difundimos o seu produto. O Paraguai introduz em terras Brasileiras todo tipo de produto falsificado e nós os seus clientes compramos e fazemos propaganda.
A Bolívia produz e exporta cocaína para que os nossos jovens se viciem e fiquem fregueses. A Bolívia entrega o seu produto puro e nós misturamos, duplicamos, usamos e reenviamos para o exterior. Se não bastasse tudo isso agora devolvemos crianças para o sexo.
A Colômbia produz e exporta narcoguerrilheiros, para que nós possamos fazer uma revolução nos moldes do comando vermelho. A Colômbia usa o nosso território para treinar traficantes cariocas para combater a nossa fraca e velha polícia militar.
A velha Argentina exporta carnes de primeira e bons jogadores de futebol. A eterna rival do futebol, sempre que pode tenta criar barreiras alfandegárias para barrar os nossos produtos. A nossa irmã, faz de tudo pra nos desmerecer e nos trata como vizinho inferiores.
O Chile por sua vez, produz e exporta bons vinhos e fica cada vez mais rico e simpático. Santiago é exemplo de limpeza segurança e bons costumes. O Chile em pouco mais de 20 anos, saiu de uma ditadura feroz e implacável e se tornou o pequeno exemplo da América do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário