terça-feira, 10 de maio de 2011

Referendo popular

         Existem coisas na vida, que são óbvias perante a maioria da população. Porém mudá-las ou ou inserir algo novo no cenário político Brasileiro, não costuma ser uma tarefa fácil. A lentidão do Congresso Nacional, é algo a ser estudado e analisado.
         O ex Presidente Lula, permaneceu no comando da nação por dois mandatos, ou seja oito anos e não quis ou conseguiu fazer a tão sonhada reforma política Brasileira. Alguns analistas, dizem que as reformas previstas esbarram nos interesses dos Deputados e Senadores.
        Sendo assim, dificilmente através de projeto de lei, alguma mudança que moralize e de alguma forma dificulte a classe política e favoreça a população será aprovada. Quem está no poder, e pode repassar para filhos e netos, não larga o osso.
         O referendo popular, constitui uma das melhores ferramentas para saber a opinião pública e promover reformas. O cidadão tem o direito de se manifestar sobre questões de interesse nacional. Através dele, e de uma forma justa e democrática o cidadão tem a sua vez.
          Vários referendos, já foram realizados em nosso País, dentre eles eu destaco a forma de governo, que o Brasileiro escolheu entre presidencialismo ou parlamentarismo e sobre o uso civil de armas de fogo. Dessa forma, a população escolhe sem a interferência política.
         A reforma política deveria ser consultada pela população através de um referendo popular, temas como o  fim da reeleição, unificação das eleições, aumento dos mandatos, fim das coligações, diminuição de partidos, financiamento público e etc., são importantes para todos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário