Oba, oba o Obama chegou. Essa semana o Brasil rebolou para organizar os preparativos, para receber o homem mais influente do Mundo. Barack Hussein Obama o primeiro presidente afro-descendente dos Estados Unidos da América do Norte.
O Brasil há pelo menos 20 anos, tenta sem sucesso conseguir uma cadeira permanente no conselho de segurança da ONU. O conselho é formado por cinco Países permanente e dez Países eleitos por mandatos de dois anos
Os Países permanentes são : EUA, Inglaterra, França, Rússia e China. Os outros dez, são eleitos pela Assembleia geral das Nações Unidas. O conselho tem poder de decidir uma intervenção militar em outro País, ou defender um País de ataques de outras Nações.
Uma resolução do conselho de segurança, só tem validade se tiver nove dos 15 votos dos membros. Um voto negativo, de um membro permanente invalida a resolução. Recentemente, o conselho autorizou um ataque contra a Líbia de Muammar Gaddafi..
Existem discussões na ONU, para reformular o conselho e ampliar para 25 membros ou seja mais cinco no conselho permanente e mais cinco rotativo. Os EUA apoiam o Brasil, Alemanha, Japão, índia e a África do Sul no conselho permanente.
Em contra-partida o México e a Argentina, votam contra a nossa entrada como membro permanente do conselho de segurança das nações unidas. O Paquistão vota contra a Índia, a Coréia contra o Japão, a Argélia contra a África do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário