O que leva o eleitor, a escolher um candidato dentre vários. O rosto, nome, partido, coligação, música ou a fala. Eu assisto todos os dias o programa eleitoral obrigatório, e faço de conta que não conheço a maioria deles,dessa forma tento achar um critério para a minha escolha.
Outro dia, fiquei impressionado com um deputado com quatro mandatos consecutivos e com bastante experiência e trabalhos prestado em todo o Estado de Mato Grosso, que mal conseguia se expressar. Pensei comigo: se não o conhecesse, não daria nada por ele e ainda riria de sua candidatura, tremenda aparição mal direcionada.
O Fato de não ter boa dicção e de se expressar com dificuldade, não elimina o potêncial dos candidatos. Porém, se espera de um postulante ao legislativo, o mínimo de preparo e condições de exercer a atividade Parlamentar. Fatores básicos aliados a um grau de escolaridade que no mínimo deveria ser exigido por lei.
O Programa eleitoral, permite que todos tenham o mesmo direito de se apresentar ao eleitorado, dessa forma ele tem condições de igualdade com os seus concorrentes. Já que em outros quesitos, geralmente apenas os mais abastados conseguem se eleger.
É Difícil separar o joio do trigo, pois o tempo de aparição é muito curto e os candidatos usam sempre os mesmos chavões, " vou representar o povo na Assembléia e lutar por mais Saúde, Educação e Segurança .Sendo assim a maioria da população que assiste a esse show de promessas, acaba escolhendo pela simpatia do candidato.
O tempo de aparição dos candidatos é definido pelas coligações, umas tem mais outras menos. Alguns candidatos contratam produtoras exclusivas para desenvolver jingles e uma apresentação mais ligth na telinha, Mas a maioria usa o painel das candidaturas majoritárias, e seja o que Deus quiser.
Portanto caro eleitor, se esforce um pouquinho e preste atenção no discurso dos candidatos, da para ter noção se o que ele diz é viável ou se não passa de promessa eleitoreira. Sinceramente gostaria que existisse um dispositivo que tocasse a cada promessa impossível de ser cumprida, como a buzina do Chacrinha .