sábado, 19 de setembro de 2015

Pedalada

    Antigamente, pedalada era sinônimo de fazer movimentar o pedal de uma bicicleta por exemplo, hoje pedalar significa agir, tomar providência, correr atrás entre outros significados. A pedalada mais famosa e recente,  foi a da presidente Dilma.
    O Governo gastou mais do que arrecadou, para tentar driblar e enganar o Tribunal de Contas da União (TCU), órgão que fiscaliza as contas do executivo, a equipe econômica maquiou as contas de um mês para o outro, dando a impressão de normalidade.
    Essa manobra ficou famosa e conhecida por pedalada fiscal, na dificuldade de arrecadar mais e sem frear os gastos, deu-se um jeito de passar a impressão que as contas estavam equilibradas, porém os auditores do TCU descobriram a tentativa.
    Todos os anos, o TCU analisa as contas do ano anterior apresentadas pelo governo federal, ou seja, as pedaladas fiscais foram realizadas em 2014. A pedalada da Dilma, tinha o claro objetivo de melhorar artificialmente as contas públicas do seu governo.
     O Ministério Público de Contas, entendeu e concluiu que houve má fé, portanto houve o crime de responsabilidade fiscal. Por sua vez, o TCU decidiu por unanimidade pela condenação do relatório fiscal, foi apurado a distorção R$ 31 bilhões.
     Nunca na história do TCU, o Tribunal reprovou as contas do governo, agora o próprio órgão vai ter que decidir o que fazer com as pedaladas. A saída política que vem sendo ventilada, seria a recomendação por uma correção, aproveita e pedala Dilma.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário