segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Jovem donzela

   O Partido dos Trabalhadores (PT), foi fundado em 10 de fevereiro de 1980 por movimentos populares, composto por dirigentes sindicais, intelectuais da esquerda e católicos ligados a teologia da libertação, como um socialismo democrático.
    O PT, surgiu das organizações sindicais, com o discurso moralista defendendo os operários do ABC paulista, durante as manifestações grevistas na década de 1970, e criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
    Em 11 de fevereiro de 1982, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu oficialmente o PT, como um partido político e não mais como um embrião sindical de movimento grevista e anarquista, sendo declarado apto para disputar eleições.
    Em 1989, o PT lançou Lula a Presidência da  República, que perdeu para Fernando Collor, em 1994 e 1998 respectivamente perdeu ambas para Fernando Henrique Cardoso (FHC) e vencendo na quarta tentativa contra José serra em 2002. 
    Durante vinte anos, o Partido dos Trabalhadores pregou a moralidade na política, defendeu os interesses dos trabalhadores, levantou a bandeira contra a desigualdade social, lutou contra o preconceito praticado nas minorias e da democracia.
    Durante esse tempo, ganhou simpatizantes, filiados e conquistou várias eleições pelo país, fez uma posição ferrenha no Congresso Nacional durante o governo de FHC, depois que chegou ao poder, foi seduzido pela corrupção.     
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário