Um conhecido meu, fez uma comparação que eu achei interessante, ele diz que o Brasil é um grande navio de cargas sem comando, ou seja uma enorme estrutura navegando em águas internacionais, com uma tripulação experiente sem motivação.
Essa comparação se refere ao fato da Dilma ter se reelegido, o PT governou o país por 8 anos consecutivos sob o comando do Lula, a Dilma entrou no navio com uma equipe que conhecia a rota e os principais portos a serem atracados.
Nas grandes embarcações, os trabalhos são divididos por setores, a tripulação está sob o comando de um experiente marinheiro, que por sua vez dá as ordens para os seus subordinados, obedecendo regras específicas de conduta.
A navegação deve se tranquila, sem mudança de rota ou risco de colisão com outra embarcação, o mar deve estar calmo e com boa visibilidade, cabe ao comandante tranquilizar e tomar as decisões necessárias para uma boa viagem.
Nessa viagem, cada função deve ser bem definida, pois cada marinheiro tem as suas responsabilidades e deve fazer a suas obrigações, independente de quem seja o comandante, o navio deve seguir navegando em águas brandas sem ondas.
Quando se perde a confiança no comandante do navio, a tendência é que a tripulação se amotine, uns se lançam ao mar, outros querem o comando do leme, um navio a deriva é assim, sem rumo e sem comando, dessa forma o naufrágio é quase certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário