A depressão é um distúrbio afetivo, que atinge todas as pessoas independente da classe social, cor, religião, idade e condição financeira. Não se trata de doença de rico ou frescura da modernidade, a qualquer momento podemos ser vítima.
Recentemente fui observando e observado, em uma mudança lenta mas contínua de comportamento, passei a sentir dores no corpo, e uma angústia sem nenhuma explicação. A princípio passou despercebido, com o tempo descobri a depressão.
Ao contrário do que muitos imaginam, os fatores psicológicos e sociais não são a causa e sim as consequência da depressão. Alguns pacientes, necessitam de tratamento médico acompanhados de medicação e que podem levar anos.
Assumir e aceitar que está com depressão é o primeiro passo para o tratamento, procurar os motivos que nos levam a depressão é a última coisa a se pensar. Os principais sintomas são a ansiedade, angústia, insegurança, dores físicas e irritabilidade.
Após a visita de duas colegas de trabalho, resolvi enfrentar o problema e procurar ajuda, tomei uma medicação durante 30 dias fornecida pela secretaria de saúde. Por outro lado, resolvi participar de um grupo de oração no PSF central.
Eu não tinha o hábito de orar e agradecer a Deus, pela minha noite de sono, comida na mesa, pelo meu trabalho e minha família. Toda segunda-feira, participo dessa oração e todo primeiro domingo do mês frequento a missa, esse tem sido o meu remédio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário