O mundo é feito de convenções e regras para serem cumpridas e obedecidas, relativas de acordo com a ocasião, horário, local, convidados e importância do evento. Nem por isso devemos usar roupas e acessórios, iguais aos demais presentes.
Existem regras de etiqueta, que nos conduzem e orientam, da forma que devemos nos vestir e portar, de acordo com o ambiente que frequentamos. Não existe uma norma estabelecida, para que as pessoas se vistam de acordo com a ocasião.
De qualquer forma, o evento por si, estabelece que devemos nos trajar e comportar com mais classe e fineza, cada situação requer uma forma simples de comportamento e vestuário. Isso não determina que somos obrigados a seguir essas regras.
Sendo assim, fica até fácil escolher a roupa para cada determinada ocasião, jamais o sujeito vai frequentar uma missa de shorts e chinelo de dedos, não que seja proibido ou que incomode os demais, apenas o local não favorece tal vestimenta.
Para ir a praia, usa-se calção de banho e chinelos, roupa adequada e confortável para a ocasião e lugar, deixando a pessoa confortável e teoricamente, bem vestida para o local. Terno e gravata, definitivamente não combinam com areia.
É quase inadmissível, frequentar um baile de gala, usando boné e tenis, é lógico que a roupa não determina o caráter da pessoa, mas cada ocasião exige uma certa elegância. É bem provável, que roupas e calçados não façam diferença, mas todos notam o ridículo.