As artes foram numeradas para designar as manifestações consensuais, caracterizando alguns elementos que unidos dão vida e alegria aos olhos dos espectadores, a ordem não significa a importância ou superioridade.
De acordo com essa ordem, a primeira arte é a música (som), 2ª dança/coreografia (movimento), 3ª pintura (cor), 4ªescultura/arquitetura (volume), 5ª teatro (representação), 6ª literatura (palavra) e a sétima arte é o cinema.
O cinema que reúne as demais artes, faz um mergulho na história, literatura, sonhos, desejo, futuro, passado, presente e nas emoções do imaginário popular. Através dos filmes, nós nos transportamos para qualquer lugar do mundo conhecido e desconhecido.
Pelo cinema, o ser humano toma conhecimento de fatos históricos, se emociona com romances impossíveis, faz viagens interplanetárias, conheceu o fundo do mar, se encanta com animais de todo planeta, e se surpreende cada vez mais.
Graças aos irmãos Lumière (Auguste e Louis), os primeiros passos foram dados em Paris no ano de 1895, de lá para cá, o cinema se espalhou lotando salas por todo planeta. Várias foram as etapas e inovações para chegar aos dias de hoje.
Nas décadas de 1960 e 1970 o cinema se espalhou pelo Brasil, pequenas cidades como Alto Araguaia tinha a sua sala de projeção. Apesar da exibição ser semanal, o drama, aventura, romance, ficção científica e os demais gêneros, faziam a alegria da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário