Ao nos aproximarmos das eleições, já começou a onda de saudosismo e sonho de termos um deputado estadual legitimamente de Alto Araguaia. Não sou contra, pelo contrário seria muito bom se tivéssemos um representante local na Assembleia Legislativa.
O último araguaiense a se eleger foi Pedro Lima em 1982 com 7.432 votos e em 1986 na sua reeleição ficou na suplência com 12.845 votos. Portanto desde 1982, sonha-se com essa remota possibilidade, tendo em vista que hoje seriam necessários 40 mil votos para se eleger.
De lá para cá várias tentativas foram feitas, sendo que Homero Pereira foi o que passou mais perto de se eleger, ficando como suplente em 1994 e posteriormente assumindo por algum tempo. Outras candidaturas não passaram de balão de ensaio.
A nossa região formada pelos município de Alto Araguaia, Alto Taquari, Alto Garças, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu e Itiquira, somando todos os votos válidos, não seriam suficientes para eleger um deputado estadual.
Sendo assim, toda candidatura é legítima do ponto de vista legal, porém qualquer cidadão que não dispor de no mínimo 2 milhões de reais e apoio maciço desses municípios, é mera especulação e perda de tempo e de propaganda enganosa.
O mínimo que pode acontecer, se o eleitor for nessa onda de candidato daqui, é proporcionar que os deputados com mandato e que tem serviço prestado em nossa região, não sejam reeleitos e aí sim, ficaremos reféns de uma vez por todas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário