O símbolo da justiça, é a deusa Thamis da mitologia Grega, uma mulher com os olhos vendados empunhando uma espada com a mão direita e uma balança com a mão esquerda. Essa representação, serve para que a justiça seja imparcial.
A deusa tem os olhos vendados, para que não possa ter preconceitos entre negros e brancos, e entre pobres e ricos. A balança serve para pesar os prós e os contras do indivíduo. Já a espada, com dois fios, serve para recompensar os bons e punir os maus na sentença.
Me parece, que essa simbologia não está sendo praticada no julgamento do mensalão. É lógico que a mais alta corte da justiça brasileira, é constituída de senhores com um profundo conhecimento jurídico e de uma reputação ilibada.
Os ministros não devem, e não podem ouvir o clamor da ruas, porém a sociedade brasileira já não aguenta mais tanta impunidade e corrupção em nosso país. Dá-se a impressão que apenas os ladrões de galinha vão para a prisão.
O Brasil inteiro acompanhou ao vivo pela TV, a votação no Supremo Tribunal Federal (STF) que permitiu aos réus já condenados, um novo julgamento, uma nova reavaliação permitindo que as suas penas sejam reduzidas e até mesmo excluídas.
Aos ricos e poderosos, que podem gastar milhões de reais com os melhores advogados do país, fica a sensação de que mais uma batalha está para ser vencida. Aos pobres e anônimos, fica a sensação de que a justiça não é cega, e enxerga muito bem.