sábado, 23 de março de 2013

Chico e Bento

     Após a renúncia de Bento XVI, o mundo ficou ansioso por mais de trinta dias para saber quem seria o seu sucessor. Após dois dias angustiantes, alguém gritou "Habemus papam" e uma multidão de mais de cem mil pessoas entoaram o mesmo som "Amém".
     Francisco esse foi o nome escolhido por Mario Bergoglio, para assumir a vaga deixada por Bento XVI. No conclave de 2005 quando a cúria escolheu Joseph Ratzinger ele ficou em segundo lugar, isso já era um prenúncio do que o futuro lhe  aguardava.
     Em mais de 1200 anos, Bergoglio é o primeiro papa não europeu a conquistar o mais alto cargo da Igreja Católica. Vale lembrar  também, que Francisco é o primeiro papa da América latina. O papa, não tem nacionalidade ele agora pertence ao mundo.
     A origem do novo papa, não poderia ser  melhor, ele pertence a ordem da Companhia de Jesus. Essa ordem foi criada em 1534 e seu membros são conhecidos por jesuítas. "Vocês foram ao fim do mundo para escolher um papa" essas foram as palavras de Bergoglio ao ser eleito.
    Sem dúvidas, que a humildade é o cartão postal do novo pontícife. A história do Cardeal Bergoglio em Buenos Aires, demonstra a sua opção pela pobreza. Os objetivos dos jesuítas, é catequizar o homem e deixá-lo mais próximo de Deus.
    Temas polêmicos como o aborto, união homossexual e o divórcio, pouca coisa ou nenhuma vão mudar. Sobre o envolvimento de padres em casos de pedofilia, o papa Francisco é enfático "Se um padre é pedófilo, ele o é antes de ser padre" portanto tem que ser punido.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário