Já fazem vários anos, que existe a profissão de mototáxi e do motofretista. Embora não reconhecida anteriormente, está espalhada por todas as cidades Brasileiras. Sem dúvidas, que esse serviço é de fundamental importância em algumas regiões.
Aqui em nossa cidade existem vários pontos, que exploram essa modalidade de transporte de passageiros e pequenas cargas. Por ser rápido e relativamente barato, caiu no gosto da população. Porém vários acidentes tem acontecido nessa profissão.
Em algumas cidades como Rondonópolis, os mototaxistas obedecem uma padronização de identificação. Todos usam capacete da cor amarelo, colete laranja com identificação do ponto e um número de registro junto a prefeitura.
Muitos assaltos são praticados por motoqueiros, aproveitando da obrigatoriedade do capacete, que dificulta a visualização do rosto do condutor e do garupa. A legislação determina o uso de placa de aluguel (Vermelho) e viseira sem película.
Recentemente o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), estabeleceu novas regras para o exercício do transporte remunerado de carga e de passageiros. Uma nas novas exigências, é o uso da proteção para as pernas (mata cachorro).
Ter no mínimo 21 anos de idade e possuir CNH categoria A, por pelo menos dois anos são outras de várias mudanças exigidas para exercer a profissão. Um curso especializado e colete retrorrefletivo, também, é necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário