sábado, 16 de fevereiro de 2013

Santo padre

        O Mundo inteiro se surpreendeu com o anúncio da renúncia do Papa Bento XVI, essa fato apesar de já ter acontecido antes, não costuma ser comum. De acordo com a revista italiana Panorama, um dos motivos  foi a descoberta de corrupção na Cúria.
     Bento XVI ficou desgostoso ao tomar conhecimento de uma resistência generalizada, contra as mudanças exigidas pelo Pontícife em relação a transparência do Vaticano. O dia 11 de fevereiro de 2013, vai entrar para a história como a quarta renúncia do Vaticano.
     Gregório XII tinha sido o último papa a renunciar, isso aconteceu em 1413 e antes dele Ponciano e Celestino havia tomado a mesma decisão. Os fiéis de vários países, ainda não conseguem entender a decisão do papa e aguardam com ansiedade.
      Leonardo Boff um dos representantes da Teologia da Libertação no Brasil, espera que o novo papa crie uma atmosfera de mente aberta com a cultura moderna. A teologia foi criada na América Latina entre os anos de 1962 e 1965 e estipula a preferência pelos pobres.
       A suntuosiedade do Vaticano a sede da Igreja Católica Apostólica Romana,  deixa uma pergunta no ar : Não existiria um excesso de luxo nos palácios da Santa sé, enquanto milhares de pessoas passam fome e não tem sequer uma moradia digna ? .
      Governar a barca de Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário vigor tanto do corpo como do espírito, disse Bento XVI ao discursar para fiéis. Sem dúvidas, comandar a maior Igreja do mundo não deve ser tarefa das mais fáceis.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário