O Brasil inteiro ficou perplexo com a tragédia de Santa Maria (RS), jamais alguém poderia imaginar que em uma noite tranquila de sábado, mais de 200 jovens morreriam asfixiados em um incêndio. Por serem novos e estudantes a repercussão foi enorme.
Esse incêndio é a segunda maior tragédia, em número de mortos na história do nosso país. Vários fatores foram determinantes para que isso acontecesse, a falta de mais de uma saída de emergência, o uso de sinalizador em local fechado e o excesso de pessoas.
De acordo com peritos, o material do forro da boate Kiss era inadequado e a vistoria do corpo de bombeiros poderia ter evitado essa tragédia. O relatório da perícia também indicou, que a casa noturna não tinha plano de prevenção contra incêndio (PPCI).
Quase todas as vítimas eram universitários, e tinham em média 22 anos. As famílias já procuraram a defensoria pública de Santa Maria, exigindo indenizações. Os proprietários da boate, serão indiciados por homicídio culposo juntamente com os integrantes da banda.
A tragédia de Santa Maria, como ficou conhecida até internacionalmente gerou um efeito dominó. Juízes, promotores, prefeitos e comandantes de corpo de bombeiros do país inteiro, estão mais cautelosos e exigentes nas emissões de alvará.
Se as leis fossem cumpridas em nosso país, talvez esses jovens estariam hoje curtido as suas vidas. O Brasil é conhecido como a terra do jeitinho, e esse jeitinho as vezes inofensivo causa dor e prejuízos. Infelizmente foi preciso acontecer essa tragédia para abrir os olhos das autoridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário