O Superior Tribunal Eleitoral (STE), proibiu a presença de cantores e artistas de participarem de comícios e showmícios em períodos eleitorais. A alegação é que por se tratarem de pessoas famosas, a sua presença influenciaria na escolha do voto.
Nas cidades do interior, geralmente os candidatos à prefeito, contratavam duplas sertanejas para lotarem os seus comícios. Dava-se a impressão que o comício com mais gente, era sinônimo de vitória certa, com isso o melhor show dava a vitória a seu candidato.
É inegável, que a presença de cantores ou artistas, influenciavam o eleitor na hora da escolha do seu candidato ao governo e prefeitura. Os candidatos ricos, levavam vantagens em relação aos seus oponentes, proporcionando um agrado a mais.
Levando em consideração esses e outros aspectos, a justiça eleitoral entendeu que a proibição nivelava e dava condições iguais aos candidatos. A partir daí, os candidatos passaram a ser as estrelas dos eventos, o debate ideológico passou a ser o show.
Apesar da proibição de cantores e artistas, os candidatos acharam outra alternativa para atrair a população em seus comícios. Trata-se das estrelas dos partidos, o ex presidente Lula é convocado para alavancar as intenções de votos pelo País afora.
Não importa quem seja o candidato, desde que seja do seu partido ou da sua base aliada, figuras como o ex presidente e a atual presidenta Dilma, lá estarão prometendo uma aliança de governabilidade ou como dizem, um alinhamento político.
Nenhum comentário:
Postar um comentário