segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Olimpíadas

     Teoricamente o Brasil foi bem nas Olimpíadas em relação aos jogos anteriores, em 2000 conquistamos 12 medalhas, 2004 (10), 2008 (15) e agora em 2012 (17). Portanto mantivemos uma boa média de pódios, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) esperava vinte.
     Foram investidos mais de R$ 300 milhões de reais pelo comitê nos últimos quatro anos, a delegação Brasileira foi uma das maiores. Em uma comparação direta, ficamos atrás de nações pequenas e pobres como o Cazaquistão, Jamaica, Hungria e Ucrânia.
    O nosso País vai sediar a próxima Olimpíada a Rio 2016, a previsão de gastos é da ordem de R$ 28 bilhões de reais. A cidade do Rio de Janeiro vai receber investimentos, do Governo Federal  para a construção das sedes esportivas e infra-estrutura.
    Sinceramente como a Copa do Mundo de futebol, eu não vejo nenhuma necessidade de sermos os anfitriões. Em um País onde não temos investimentos na saúde, educação e segurança pública, poderíamos resolver esses assuntos primeiro.
    O Brasil não tem a mínima estrutura para sediar uma Olimpíada, quanto mais uma Copa do Mundo. O dinheiro público gasto nesses eventos, poderiam ser investidos nas áreas críticas pelo País inteiro. Não sou contra a realização e nem sermos sede, porém temos outras prioridades.
     Uma Olímpiada não pode ser pano de fundo para priorizar uma cidade e nem um governo. Pelo sistema político em que vivemos, a maioria do dinheiro será desviado ou super faturado nas obras. Não se iludam pela maquiagem que será feita para desviar o foco dos verdadeiros problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário