quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Biodiversidade

     O Brasil é conhecido mundialmente por termos uma biodiversidade enorme, nem por isso podemos ficar tranquilos. É de conhecimento público que a perda dos habitats, exploração excessiva, contaminação do solo, da água e mudanças climáticas são responsáveis pela diminuição dessa diversidade.
     A fauna e a flora Brasileira, são uma das mais ricas do mundo. Muitas das espécies são endêmicas, isto é só tem aqui no nosso país. Nós temos vários biomas, dentre eles podemos destacar a Floresta, Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga e os Pampas.
     No nosso país, estão abrigados o maior número de Primatas com 55 espécies, o que corresponde a 24% do total mundial. Possui também 3.000 espécies de peixes de água doce, totalizando três vezes mais que qualquer país do mundo. 
     Apesar das riquezas naturais, a maior parte de nossas atividades econômicas está baseada em espécies oriundas de outros países. A cana de açúcar veio da Nova Guiné, o café da Etiópia, o arroz das Filipinas, a soja da China, o cacau do México, os bovinos da Índia e o capim da África.
     Pela nossa importância econômica e ambiental, o Brasil pode e deve liderar a América do Sul na preservação da biodiversidade do Hemisfério. Cerca de 85% da região amazônica fica em território brasileiro, portanto temos uma grande responsabilidade.
     Para a minha surpresa, no dia dos pais recebi do meu filho Gabriel um guia de identificação dos mamíferos do Brasil. Fiquei impressionado em saber a nossa diversidade de espécies nativas. Só da ordem dos Chiroptera (Morcegos) temos 168 espécies.
      
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário