terça-feira, 7 de agosto de 2012

Diploma

    Em Junho de 2009, o STF ( Supremo Tribunal Federal ) derrubou a obrigatoriedade do diploma de curso superior, para exercer a profissão de Jornalista. Essa semana, o Senado aprovou por 60 votos à favor e 4 contra, a necessidade da formação acadêmica.
    A PEC dos jornalistas ( Proposta de Emenda Constitucional ) como ficou conhecida, ainda vai ser votada na Câmara dos Deputados. Os Senadores entendem que a obrigação do diploma obedece a Constituição Federal no que se refere a legalidade da atividade.
    Como em outra atividade qualquer, o jornalista tem responsabilidade com a sociedade. Dessa forma o exercício da profissão deve ser acompanhado do conhecimento, legislação e instrumento de regulamentação. O diploma é essencial para os profissionais da comunicação.
    Disciplinas como Antropologia, Sociologia, Filosofia, História e muitas outras são importantes para o conhecimento e aprimoramento. Técnicas de reportagem e entrevistas, estudos culturais e mídias  são relevantes para a prática jornalística.
    Os profissionais da comunicação social, tem uma infinidade de opções de trabalho. Podem optar por ser Diretor, Produtor, Redator, Repórter, Cinegrafista, Fotógrafo, Apresentador, Comentarista, Radialista, Editor, Analista, Gráfico e outros.
   A proposta, assegura aos profissionais sem diploma que já atuam no mercado, o direito de exercerem a profissão desde que comprovem serem anteriores a nova lei. A idéia não é prejudicar e nem tirar o direito e sim profissionalizar o Jornalista.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário