A perda da memória parcial ou total, é comum em todos os seres humanos. Porém nos eleitores esse sintoma é mais corriqueiro do que parece. A cada dois anos são realizadas eleições em nosso País. Portanto essa amnésia eleitoral não deveria acontecer.
É normal o eleitor não se lembrar em quem votou para vereador há quatro anos atrás, e se ele não se lembra, dificilmente ele vai cobrar ou questionar as ações ou projetos realizados pelo seu candidato. Nesse ciclo vicioso, tudo se renova.
A imprensa tem um papel muito importante nesse processo, ela é responsável pela divulgação, informação, denúncia e questionamentos sobre os trabalho dos parlamentares. Aqui em nossa cidade, o número de vereadores saltou de 9 para 11.
O vereador é uma peça fundamental no processo democrático Brasileiro, ele representa vários segmentos da sociedade através de religião, bairro, ou famílias. Independente da cidade ser grande ou pequena essa representatividade é importante.
O ideal seria se o eleitor acompanhasse os trabalhos legislativos, dessa forma fica mais fácil formar opinião sobre o desenvolvimento do seu vereador. A participação popular é um instrumento de coalizão entre as idéias e a prática.
Esse ano nós temos a responsabilidade de elegermos, 11 representantes de todos os segmentos de nossa sociedade. Entre homens e mulheres, católicos e evangélicos, ricos ou pobres, anônimos e figuras conhecidas. Portanto escolha bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário