domingo, 2 de outubro de 2011

UMAS

       O Brasil inteiro, ficou perplexo com uma reportagem na televisão, que abordou o descaso em que o Governo Federal distribuiu ambulâncias do sistema SAMU. Municípios de todas as regiões do País foram contemplados com o projeto.
       O serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) foi criado pelo governo Federal, para atender urgências e emergências completamente gratuito para a população. Basicamente as cidades servidas, são Capitais e as que tem mais de 50 mil habitantes.
       Os principais objetivos são regular e organizar, as tranferências inter-hospitalares de pacientes graves internados, pelo sistema único de saúde (SUS). O SAMU, também participa do plano de organização em casos de socorros,desastres, acidentes aéreos, ferroviários e catástrofes.
        As equipes do SAMU, são formadas por médicos reguladores, motoristas socorristas, controladores de frota, técnico de enfermagem e rádioperadores. A rede integrada pode contar através de protocolo de atuação com os seguintes orgãos, PM 190, PRF 191, SAMU 192 e Bombeiros 193.
         Infelizmente o que se viu na reportagem, foi a falta de critério na distribuição das ambulâncias. Vários municípios que receberam, não tem condições financeiras para implantar o funcionamento do sistema. Exige-se que seja construída uma base operacional.
         O Governo Federal, banca 50% das despesa de manutenção e equipes, e os municípios os outros 50%. Mesmo assim, na maioria das cidades, as ambulâncias estão fazendo aniversário completamente paradas. São por essas e mais UMAS, que o Brasil está na UTI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário