Em várias cidades de Mato Grosso, tem rua denominada Marechal Rondon, o município de Rondonópolis e o estado de Rondônia são homenagem a esse ilustre mato-grossense, nascido em Mimoso hoje Santo Antônio de Leverger.
A TV Centro América, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso, está exibindo um minissérie que conta a saga de um jovem idealista chamado Cândido Mariano da Silva Rondon, ou simplesmente Marechal Rondon, como ficou conhecido.
No intervalo do programa dominical Fantástico, fui surpreendido com uma chamada de uma produção genuinamente de nossa região, que seria exibida após o mesmo. Resolvi assistir para conhecer melhor esse cidadão enigmático.
Fiquei surpreso, apesar de já ter algum conhecimento de sua biografia, ao saber que Rondon, foi o responsável pela ligação telegráfica do Rio de Janeiro à Cuiabá em 1890, e também idealizador da criação do Parque Nacional do Xingu com os irmãos Villas-bôas.
Marechal Rondon, foi condecorado em 1913 pelo Congresso das Raças em Londres e recebeu em 1939 o título de Civilizador do Sertão pelo IBGE, pelo trabalho realizado com os índios. Das nações indígenas, recebeu o título de Marechal da Paz.
Rondon criou o Serviço de Proteção Nacional ao índio e em 1913 participou ao lado de Teodore Roosevelt de uma expedição às margens do Amazonas, para catalogar objetos para o Museu de História Natural de Nova York, que eu tive o prazer de ver pessoalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário