Durante 21 anos o Brasil viveu sob o regime militar, a ditadura começou em 1º de abril de 1964 e terminou em 15 de março de 1985. O regime foi implantado quando as forças armadas derrubaram o governo de João Goulart e acabou na posse de José Sarney.
Na época existia um grande temor, que o Brasil se alinhasse politicamente com Cuba e formasse um bloco comunista na América Latina. O mundo vivia a tensão da guerra fria entre os Estados Unidos capitalista e a União Soviética comunista.
Quando os militares tomaram o poder, o Brasil tinha o 45º PIB do mundo. Quando entregaram, o país ocupava o 10º lugar. Nesse período grandes obras foram realizadas pela ditadura militar, como as usinas hidrelétricas de Itaipu,Tucuruí e Ilha solteira.
O Brasil viveu o auge do crescimento econômico e social com a criação da Eletrobras, Telebras, Embratel, Infraero, Banco Central, Embraer, BNH, Sudam, SFH, Embrapa, Polícia Federal, Furnas, Zona Franca de Manaus e outros.
Além dessas empresas e instituições, a ditadura investiu na construção de estádios de futebol, aeroportos, portos, rodovias e ferrovias pelo país afora. Programas como o MOBRAL, FGTS e o PIS/PASEP, também são do regime.
Enquanto os militares promoviam a integração nacional, os "Pombos" assaltavam bancos, sequestravam pessoas, explodiam carros e promoviam a desordem em nome do comunismo. Agora que vivemos em uma democracia, o que foi feito de bom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário