No dia 5 de outubro de 1988, o Congresso Nacional promulgava a nova Constituição Brasileira. Se passaram 25 anos, desde o nascimento da sétima carta magna brasileira desde a independência do nosso país. A atual carta, foi apelidada de constituição cidadã.
A nossa Constituição é composta de nove títulos e 245 artigos, dedicados aos princípios fundamentais, direitos e garantias do povo brasileiro. De acordo com ela, nós temos o direito à saúde, educação, emprego e segurança pública.
Dentre os principais avanços, podemos destacar o direito trabalhista dos empregados rurais e domésticos. A licença maternidade, seguro desemprego, direito à greve e liberdade sindical foram conquistas alcançadas pela nova constituição.
Muita coisa aconteceu nesses vinte e cinco anos, muitas emendas foram aprovadas e anexadas à nossa carta. Alguns direitos e garantias, foram ampliados e modificados. Pela vontade popular, muita coisa ainda tem que ser revisto e atualizado.
Cabe ao Congresso Nacional, os senadores e deputados federais, proporem emendas à constituição para que ele seja atualizada e alcance o povo brasileiro. O voto facultativo aos maiores de16 anos e a jornada de trabalho de 44 horas semanais, foram bem vindas.
Hoje no seu aniversário, podemos fazer uma reflexão se a sua função e propósito estão surtindo efeito e se estão sendo respeitadas. Será que temos motivo para comemorar ou para lamentar, de qualquer forma ela é uma das mais modernas do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário