Alto Araguaia está virando uma terra sem lei, o cidadão perdeu o direito ao sossego em sua casa, comércio ou mesmo nas ruas de nossa cidade. Eu me refiro a poluição sonora, que está chegando a uma situação insustentável.
O som automotivo volante, é um dos principais causadores dessa insatisfação popular. A princípio nada tem de anormal, desde que a legislação seja respeitada. A atividade tem que ser regulamentada em lei, para que a sociedade viva em harmonia.
A propaganda volante, divulga mensagens comerciais, esportivas, culturais, religiosas e de interesses comunitários. Porém algumas regras devem ser estabelecidas, em relação ao horário e locais devidamente autorizados.
Na maiorias das cidades, o horário é estabelecidos entre 09 e 17 horas, de segunda a sexta-feira e no sábado até as 18 horas, no domingo nem pensar. A média de veículos, é de 01(um) a cada 04 (quatro) mil habitantes.
O limite máximo permitido em lei, é de 60 (sessenta) decibéis e deve ser fiscalizado pelo aparelho conhecido por decibelímetro, devidamente aferido pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia), por fiscais das prefeituras.
Aqui não existe fiscalização e nem legislação, nós não temos o direito de dormir até mais tarde em um feriado ou no domingo. A falta de respeito e bom senso, só não é regra porque alguns proprietários de som volante, respeitam as pessoas.