A maioria das pessoas, só se preocupam com a saúde quando o sinal vermelho acende, quem está acima do peso e tem uma vida sedentária nem se fala. A prática de exercícios físicos é recomendada nas escolas, consultórios e na mídia diariamente.
Quem gosta de beber uma cerveja, no final da tarde e nos finais de semana, sempre acompanhada de um tira gosto tem que fazer uma contra partida. Aparantemente uma vida e bebida social, nada tem de errado ou pecaminoso em nosso tempo.
Existe uma doença chamada Esteatose hepática, que age silenciosamente ao longo dos anos de bares, que atinge em cheio o nosso fígado. O termo Hepático tem origem Grega e significa Fígado, portanto significa gordura no orgão.
Várias são as causas da gordura no fígado, entre as mais comum são : obesidade, diabetes e colesterol alto. Pessoas magras também podem adquirir a doença, o uso de drogas como corticóides e antirretrovirais, associadas ao contato com pesticidas facilitam o contágio.
Por outro lado, a Hepatite uma doença grave que também ataca o nosso fígado, pode ser um dos fatores da Esteatose. Existem cinco tipos de hepatite (A,B,C,D e E ) e são causadas por vírus que podem passar de uma pessoa para outra.
Depois de mais de 25 anos tomando cerveja, eis que a Esteatose me pegou, porém se é que existe um lado bom em estar doente, eu estou me reavaliando com esportista aposentado (Carateca) e consumidor de bebida alcoólica.