terça-feira, 8 de maio de 2012

Saúde pública

     Em Alto Araguaia interior de Mato Grosso, o governo do Estado comprou um hospital privado e doou ao município. A princípio foi uma das melhores aquisições que a cidade teve, as pessoas que antes mendigavam aos políticos foram privilegiadas.
     O hospital em questão é o Eula Márcia construído na década de 1970, naquela época representava tudo de moderno para uma pequena cidade. O tempo passou a cidade cresceu, e hoje o atual hospital municipal deputado Cacildo Hugueney padece de uma reforma.
     Sem dúvidas que a população de baixa renda, foi a mais beneficiada pois o atendimento é 24 horas de segunda à segunda. Aqui não tem indicação política e nem favores pessoais, o cidadão não precisa ser eleitor de A e nem B  basta solicitar atendimento.
    Após três décadas o HM como é chamado, precisa de uma injeção de investimentos e uma cirurgia plástica para continuar a desenvolver a sua função. O município tem uma rede de PSF que contempla todos os bairros da cidade, dessa forma desafogando o hospital.
    É necessário que a população saiba que ao precisar de uma consulta ou atendimento médico, o primeiro passo é procurar o PSF do seu bairro. A cidade possui cinco PSFs todos com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem para atender a população.
    Cabe ao HM o atendimento de urgência e emergência, o pronto socorro é separado do hospital. Após a consulta com o médico de PSF, o paciente é encaminhado para exames laboratoriais e raio x. No caso de  cirurgia eletiva, são realizadas no hospital.  
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário