quarta-feira, 2 de maio de 2012

Estado laico

     O Brasil é um País laico, significa que o Estado foi separado da religião. A constituição garante a liberdade de culto religioso, dessa forma a escolha do cidadão é livre sem interferência do Estado. Na prática o Nosso País é católico, pois respeitamos os seus feriados
     Sexta-feira Santa, Páscoa, Corpus Christi e mais um monte de feriados relacionados a Santos e episódios ligados a religião católica, são comemorados. Eu pessoalmente não me lembro, de nenhum feriado evangélico, budista, espírita ou de outra religião.
     Em alguns Países Europeus como Portugal, os parlamentares pressionam  os seus governantes a diminuírem o número de feriados civis ( Implantação da República e Restauração da Independência ) e exigem que a Santa Sé acabe com dois feriados religiosos católicos.
    Em 15 de Dezembro de 1930, o então Presidente Getúlio Vargas diminuiu o número de feriados nacionais de doze para seis. Os Estados, instituem feriados que interferem na relação trabalhista que é de competência exclusiva da União.
      Se já não bastasse os feriados nacionais, ainda temos ao longo do ano alguns feriados estaduais e municipais. Em Mato Grosso dia 20 de Novembro é feriado estadual, onde se comemora o dia da consciência negra através da lei nº 7.879/2002.
     Em Rondônia, dia 4 de Janeiro é comemorado o dia do evangélico. Portanto é mais um dia de comércio parado em nome de alguma religião. Eu não tenho nada contra um bom feriado civil, agora parar o País por causa de uma religião que nem é a sua, é dose para Leão.  
    
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário