quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Piratas do Caribe

         Por mais de vinte anos, eu ouvi falar que Países e governos de diferentes nacionalidades, estavam se infiltrando em nossas terras com a finalidade de investigar, roubar e extrair produtos e ideias tupiniquins, para tirar proveito extremamente comercial.
         Fazendo uma rápida leitura, não é difícil lembrar do período escolar em que nós aprendemos nas escolas públicas, que os Portugueses que aqui chegaram, nos dominaram, catequizaram, educaram e nos roubaram em nome da Coroa Lusitana.
        O descobrimento do Brasil, está culturalmente ligado a exploração do pau brasil e ao ouro. Por volta de 1594 os Portugueses, celebraram o tratado de Tordesilhas com a Espanha, para poder sugar toda a riqueza existente em solo virgem.
        Desde aquele período, Ingleses, Holandeses e Franceses, retiraram a sua fração da terra nova sem dono. Justiça seja feita, quem chega primeiro bebe água fresca já dizia o meu avô. Sem questionar os méritos e direitos históricos, essa época passou.
        Folheando a revista Veja, me deparei com mais uma situação entre outras, como a Biopirataria dos tempos atuais,  Descobri que em 1876, o Brasil era responsável por 95% da produção global de Latex, matéria prima da borracha.
        Um Inglês chamado Henry Wickham, foi contratado pela Coroa Inglesa para contrabandear 70 000 sementes da seringueira para a Malásia. Após trinta anos, o Brasil despencou para míseros fornecedor de 2,3 % da produção mundial. A Amazônia, continua até hoje sendo surrupiada embaixo de nossos olhos.       
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário